domingo, 6 de novembro de 2016

Chegou o frio!

É oficial!
Chegou o frio! (Que bom!)

Confesso que este calor fora de época me incomodava - de manhã muito frio, a meio do dia calor de Verão e à noite, frio de novo.
Para contornar esta instabilidade recorria à técnica da cebola, vestindo-me em camadas.
Mas, começava a estar farta.

Hoje o dia nasceu lindo com céu limpo, mas muito frio.
Foi muito bom passear ao longo da praia durante 1 hora, bem agasalhada, protegendo-me de gélida nortada.
Agora, já noite, a temperatura, definitivamente, definiu-se - está frio!

Então, eu que na companhia da  DUDIS, me tinha abastecido de lãs, hoje comecei a dar ao dedo, atividade fantástica para uma tarde de domingo.

DUDIS, para além de ser uma querida, muito simpática e prestável, é já uma nova grande amiga minha.
Além de todas estas qualidades, é absolutamente exímia na arte do tricô - e o que não sabe, acaba por descobrir e ensinar.
Não é por acaso que dá aulas de tricô, crochê, bordados e costura -  a quem interessar a notícia é só falar com ela!

Pois então,  num dia da semana passada, pedi-lhe ajuda para comprar lãs. Queria a opinião dela e também os ensinamentos de que certamente necessitarei.

O modelo foi escolhido nesta revista que comprei online e contem propostas irresistíveis - fiquei com vontade de tricotar tudo, tudo:


Na loja Ovelha Negra fornecem a revista ...

Sendo exatamente o modelo da capa o  que de momento pretendo tricotar ...

...utilizando, embora, cores diferentes ...


Feita a respetiva amostra e realizadas as exigidas "contas", meti mãos à obra ...


Tricotados cerca de 10 cm, fui assaltada por uma dúvida cruel !

- Não seria mais vantajoso, em termos de perfeição nos acabamentos, tricotar ao mesmo tempo, frente e costas, utilizando a agulha circular?


Estou em crer que sim!
Portanto, o passo seguinte passa por desmanchar tudo, duplicar o número de malhas e seguir alegremente até às cavas!

Se é para desmanchar que seja já, a fim de evitar arrependimentos futuros!
E como de fracos(as) não reza a história ... desmancharei!

Beijo
Nina

24 comentários:

  1. É verdade, hoje já esteve um vento muito fresquinho, mas até que sabe bem depois de tanto calor! :)
    Sei que já está visto, mas como faz parte da tag avisar os blogue visados aqui estou eu para deixar o link do mininho que deixei no meu blogu:
    http://odaines.blogspot.ro/2016/11/tag-premio-dardos-bloggers.html
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Nina, Bem gira a camisola. Gosto das cores escolhidas, esse azul é muito bonito.
    Por cá também arrefeceu mas penso que aí mais. Também tivemos um dia de sol.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. NÃO!!! Não desmanches, Nina!!!
    Pega num papel e num lápis e vai escrevendo o que vais tricotando. Em jacard contas as carreiras com facilidade. Para mim seria muito mais complicado tricotar as duas partes ao mesmo tempo, na mesma agulha... com 4 fios... Podes arranjar outra agulha circular e tricotas umas carreiras numa, outras noutra, por etapas, mas não desmanches!!! Começa noutra agulha!!!
    Está tão bonita! Gosto muito das cores que escolheste.
    A Lurdes é muito habilidosa. Vejo os seus trabalhos feitos com muita perfeição!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nina gosto dos tons e pelo que vi o esquema é bem elegante!
    Por aqui ainda não regressei às lãs ... pois desmanchei dois ponchos ... cujo esquema os fez demasiados pesados e reformulo os pontos!
    Por aqui o sol regressou em força mas tanto o amanhecer como o entardecer são gélidos!
    De manhã fui até Conímbriga que dista 25 km daqui e aproveitei para esticar as pernas!
    De tarde ... dei ao dedo!!!
    Bom serão amiga e bj

    ResponderEliminar
  5. Debo confesarte que a mí también siempre me harta el calor, cuando el verano está en pleno auge, lo único que quiero es que se acabe lo antes posible.

    ResponderEliminar
  6. Olá Nina, não dou palpites pois é um trabalho que para mim ainda não entra em questão. Está e estará a milhas do meu horizonte. O Modelo é lindo e as cores escolhidas também. Eu pessoalmente gosto muito de azul. Seja qual for a decisão que tomou desejo um bom progresso. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Nina: por aqui o frio também já chegou e ,claro, que dar ao dedo no tricô é a minha atividade preferida ( se tricotei no pino do verão, imagina agora com o frio,eheh). Gosto imenso dos tons e esta lã da Rowan deve ser muito boa. Agora aconselho-te a não desmanchares, pois o jacquard não é fácil de ser trabalhado em circular.Tem paciência e faz uma coisa de cada vez.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Ainda em modo muito lento, não pude deixar de passar por aqui.
    Adorei a camisola que vais fazer, assim como as cores que escolheste.Acho que a bordeuax com o teu cinza ou um beje ficaria bonita.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que pena desmanchar um bom trabalho
    cores lindas, e frio é assim aparece
    quando menos se espera bjuss de boa noite
    Rita

    ResponderEliminar
  10. oh just loved the color of you yarn .
    we here still waiting for the cold when we need to wear our warm clothes

    ResponderEliminar
  11. O frio chegou e pelo visto amiga,o inverno este ano vai ser longo.Eu tb preciso logo uma definição para n ter q recorrer ao estilo "cebola".Vai vim algo lindo por aí, tu sempre acerta,boa semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Por aqui continua a não se fazer sentir o frio, pois mesmo de noite as temperaturas ainda anda pelos 11/12 graus.
    A camisola feita numa só peça até às cavas fica sempre mais perfeita pois dispensa a costura, mas torna-se mais pesada, para quem tem problemas nas costas.
    O padrão é lindo. E as cores escolhidas também.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. Vai ficar uma peça linda!! e como é trabalhosa, vale muito a pena fazer circularmente!.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Nina, por aqui o frio também já chegou em grande.
    Adoro esse modelo e fico ansiosa por ver o trabalho pronto.

    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Que bonita camisola e cores!
    gostava de um dia aprender a tricotar... mas ainda não é hora... agora estou nas costuras, têm mais resultados imediatos...
    A malha, deixo para aprendir noutras alturas, em que a maturidade seja outra, e a pressa não me abale!
    beijinhos e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  16. As cores são muito bonitas e o modelo também. Acho que quando assalta uma dúvida o melhor é desmanchar e também concordo contigo, fica melhor sem costuras ;) Eu ando nas meias, estou quase, quase lá :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  17. Eu também acho que é melhor por em dúvida logo no inicio para se ter tempo de alterar. Parece-me que vai ficar lindissimo. Adoro as cores eleitas.

    ResponderEliminar
  18. Ah, o frio, que delícia! Amei a escolha e mal posso esperar para ver pronto!
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar
  19. Olá, vai ficar tão linda 😊 Obrigada pelo carinho, e no que precisares, já sabes, ando por aqui 😉😉 bjos doces

    ResponderEliminar
  20. Gosto tanto desta camisola! Ainda gosto mais das cores que escolheste. Vai ficar lindíssima!
    Como vi nos posts anteriores, não vais desmanchar, que alívio! Hoje, já deves terminar as costas. :)
    A Dudis é uma generosa professora de tricô, uma querida, sempre disposta a partilhar, a ajudar, ainda por cima com um sorriso contagiante. :) Beijinho grande, às duas. Agora sim, querida, até amanhã!

    ResponderEliminar
  21. Acho lindo tricô, e este seu está especial.Amo azul.
    Já tentei tricotar, mas para ser franca meu fraco é pelo crochê. Adorei também sua "prenda" blusa rosa, e mais ainda a dica da gola em crochê. Quanto a desmanchar não falo nada, pois quando sismo com uma ideia, faço qualquer sacrifício.Coragem e paciência.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Realmente o frio estava a fazer falta :)
    Desmanchar tudo deve dar uma pena tremenda :P

    ResponderEliminar
  23. Nina, eu adoro estações frias. Sinto-me tão bem, confortável e animada. Este ano, o frio está prevalecendo, pois aqui no Brasil, estamos as portas do verão e a temperatura está entre os 21º a 16º, pelo dia.
    As cores escolhidas são muito belas e bem combinadas.
    E concordo, melhor desmanchar agora, que está no comecinho.

    ResponderEliminar