domingo, 18 de setembro de 2016

Algarve!


Este ano, uma vez mais, passei parte das minhas férias no Algarve, o meu paraíso privado!
Gosto muito, gosto de tudo, gosto do mar, da praia, da comida, da tranquilidade e da rotina que estabeleci ao longo de muitos anos.

Já passei férias de praia nos mais badalados e nos mais insuspeitos e imprevisíveis locais, mas, nunca, as férias de praia conseguiram atingir a qualidade que no Algarve desfruto.

Este ano foi particularmente bom - espetacular, para ser justa!
Tivemos um tempo extraordinário, uma praia quase sem vento e um mar de águas quentes. - a temperatura chegou a atingir os 26 graus, como se das Caraíbas se tratasse!

Porém, na antevéspera de regressar, choveu, choveu muito.
Acordei com chuva batendo nas janelas, céu escuro e vento.

Faltavam 2 dias para regressar a casa e ainda considerei a hipótese de dar por terminada a estadia e voltar mais cedo.
Não tive "quorum!
Acabei por ficar!

A chuva que tão violentamente caíra, a meio da manhã, parou, o vento amainou e o céu abriu num azul limpo.

Para a praia, não havia condições, visto que a areia estava molhada e, por isso, o dia foi preenchido com um passeio.
Almoçámos em Tavira e lá descobrimos uma inesperada e deslumbrante  cena:

- As salinas!


This year , once again , I spent my beach vacation in Algarve.
It was very good,the weather was great , the sea water was warm and tranquility was absolute .
Two days before I came back home, unexpectedly, it rained a lot .
So instead going to the beach , we walk around and that's how we find the magnificent salinas in Tavira, whose view is very similar to a huge snowfield .
Take a look!


Junto à ponte nova que atravessa o rio Gilão, numa superfície ampla, explora-se o sal - à primeira vista, de repente, parece ser uma área coberta de neve ...

Mostro as imagens!
Deixo que cada um as legende.





















Com o meu enorme capital de anos de férias no Algarve, nunca tinha admirado esta paisagem. Quase agradeço à chuva a oportunidade de a descobrir - e agora reconheço que foi bom não ter antecipado o regresso!

Para além das salinas, vagueei pela serra e dela trouxe testemunhos inesperados, que a seguir -amanhã-  mostrarei.

Bom domingo.

Beijo
Nina

19 comentários:

  1. A prova provada :) de que o Algarve é bem mais do que praia e pode sempre surpreender quem o visita. :)

    ResponderEliminar
  2. Estive perto das Salinas e não fui vê.
    Para conhecer esse país maravilhoso preciso de muito tempo.
    Mas trouxe sal daí.

    ResponderEliminar
  3. Todas as vezes que tu posta o Alagarve,passa um filme em minha cabeça.Este paraiso que ja foi meu,tão meu.Como eu amo Nina o Algarve.Tavira é linda,o Algarve é lindo e eu entendo teu sentimento,beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde, querida!
    O Algarve é umuto bom de se estar! O sol castiga no Verão mas vale a pena desfrutar de toda beleza de lá!
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  5. Nina...gosto muito de ver salinas e ver nelas trabalhar!
    Olhares bem lindos...bj

    ResponderEliminar
  6. Um paraíso, sem dúvida. E que fotos incríveis essas, Nina! Um cenário de espumas brancas como as nuvens do céu.

    Boas férias.♥beijos

    ResponderEliminar
  7. E por cá continua o bom tempo. A praia continua uma maravilha e o mar uma delícia. A água um pouco mais fria mas ainda assim muito boa.
    Tem uma boa semana minha querida. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Con queste belle foto mi hai fatto viaggiare con te!

    ResponderEliminar
  9. Adorei recordar.
    O ano passado fiquei em Tavira , fotografei as salinas e publiquei um post.

    Também eu fiquei admirada quando as descobri. Ficavam perto do apartamento que aluguei.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Que fotos tão lindas, Nina! Parecem postais.
    Já passei um verão no Algarve e adorei. Tenho saudades do tempo maravilhoso e das belas praias.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga, relativamente há pouco tempo, apenas uns meses, estivemos por aí, mas em Tavira quase só explorámos a cidade onde o meu marido conheceu o meu irmão que morreu em Angola. Matou saudades do tempo da recruta, há 50 anos, contou histórias... se não tivesse estado aí, não me teria conhecido e hoje, nós os dois, seríamos ilustres desconhecidos... Já lá vão 51 anos!...
    Sempre que vamos ao Algarve temos de ir a Tavira! Mas desconhecíamos essas belas salinas que tu aqui nos mostras em excelentes fotografias.
    Linda a tua reportagem fotográfica!
    Na próxima investida rumo ao sul iremos lá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Valeu a pena terem ficado. Pelas imagens o passeio e as descobertas foram bem interessantes :-) Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Que lindo Nina :) Realmente, mais uma vez, pode tirar a conclusão que nada acontece por acaso ;) Se não fosse a chuva... :D :D
    Lindas paisagens, parece mesmo neve :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Nina,
    Agora sorri, porque em relação às salinas aconteceu-me a mesma situação. Anos e anos no paraíso, uma ida à Ilha de Tavira todos os anos que os filhos ainda hoje visitam religiosamente e só o ano passado os meus, nossos olhos, se depararam com tão belo cenário.
    As suas fotos estão magnificas e que saudade me deu;))!
    Um beijinho.
    Ailime
    (A requalificação junto aos cais de embarque já está concluída? Obrigada).

    ResponderEliminar
  15. Belas fotos, bela chuva, belo dia. Muito bom!

    ResponderEliminar
  16. Só fui para o Algarve em pequena, nem me lembro muito bem, mas da maneira como falas fico com vontade de passar férias lá também :) As salinas que encontraste tão inesperadamente são lindas, que ótima surpresa :D

    ResponderEliminar